O objetivo principal é estimular uma ciclocultura, cultivando o uso da bicicleta de forma permanente e benéfica, promovendo-a como veículo de transporte, lazer e esporte ético e sustentável. Em conjunto, estamos preparando o site ciclocultura.org.br, para articular uma rede de informações referentes a cultura da bicicleta e um cadastro sobre o tema, como locomoção sustentável, ciclismo, cicloturismo e atividades afins.

quinta-feira, junho 09, 2005

5. Construindo uma Rota de Sustentabilidade

O roteiro para a viagem se auto-sustentar, será estabelecido por trocas solidárias entre as pessoas, instituições e comunidades que estejam interessadas em alguma das práticas de sustentabilidade que temos a oferecer, promovendo assim a Rede de Sustentabilidade da Expedição CICLOBRASIL.

A cultura solidária da troca são ações prestadas por meio de intercâmbios solidários mútuos, o que possibilita pessoas de qualquer nível econômico poder participar.

A Sustentabilidade da Expedição CICLOBRASIL consiste em produtos e serviços que a equipe tem para oferecer e o que necessita para poderem se sustentar ecologicamente nesta cicloviagem, bem como para realizar e oferecer práticas sustentáveis nas comunidades de aprendizagem.

Da mesma forma, estes parceiros itinerantes da Expedição CICLOBRASIL devem escolher o que querem receber e também o que tem para doar como forma de retribuição.

O sistema de trocas solidárias é muito mais que uma forma de organizar o econômico: é uma fonte de extraordinárias melhoras e transformações para as comunidades apreendentes e para cada uma das pessoas que tomam parte delas. São criadas novas formas de relação entre as pessoas e novas formas de entender a economia, despertando em cada um o melhor de si mesmo, ao permitir-lhe trabalhar com o que gosta de fazer.

Nascem novas amizades, se recupera a solidariedade, cresce a auto-estima, tanto a nível pessoal como comunitária; estimulam-se muitos de novos projetos; renasce uma família extensa muito maior, que dá valor aos recursos locais, a organização, a confiança e solidariedade da comunidade, de sua vontade e de sua capacidade de criar e imaginar.

Como se incluir na rota sustentável...

Para as pessoas e instituições que gostam destas jovens iniciativas e queiram participar espontaneamente, contribuindo de alguma forma com depósitos, materiais de viagens, aconchegos e suportes no caminho, e promover a REDE DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL, entrem em contato conosco para finalizarmos a sua adesão e cadastrarmos em nosso roteiro sustentável. No decorrer da viagem viabilizaremos a passagem da Expedição por sua comunidade, onde retribuiremos com alguma das Práticas de Sustentabilidade da Expedição CICLOBRASIL. Nosso contato é expedicaociclobrasil@yahoo.com.br

Nenhum comentário: